No dinâmico cenário jurídico, onde as transformações legislativas e as evoluções na prática forense ocorrem de forma acelerada, surge a necessidade de cultivar um espaço de diálogo e compartilhamento de conhecimento que ressoe com os anseios da jovem advocacia.

Isso porque, a jornada no campo jurídico é um desafio constante. A crescente complexidade das questões legais e a interseção de áreas como tecnologia, ética, direitos humanos e sustentabilidade demandam um espaço dedicado a explorar tais nuances e desdobramentos.

Nesse sentido, a Comissão da Advocacia Iniciante, reconhecendo tal necessidade, abraça a missão de construir uma plataforma inclusiva e colaborativa, onde a jovem advocacia possa não apenas buscar respostas, mas também contribuir ativamente para a expansão do conhecimento coletivo, a fim de ser um farol de iluminação intelectual para aqueles que desejam mergulhar em discussões atuais e relevantes no âmbito do direito.

“A Jovem Advocacia Fala Sobre” propõe-se, portanto, a servir de vitrine para ideias, perspectivas e análises críticas para entusiastas do direito e da advocacia.

Regras para submissão

Com eixos temáticos sobre (i) Atualidades jurídicas, (ii) Empreendedorismo, (iii) Leis e Regulamentos e (iv) Curiosidades do Direito, envie sua sugestão de artigo para o e-mail comunicacaocai@gmail.com e aguarde a avaliação de até 5 (cinco) dias úteis. Envie apenas textos que seguem o padrão e respeitam as normas de publicação, abaixo especificadas por seções. (baixar modelo de artigo)

A categoria de “Atualidades Jurídicas” dedica-se a fornecer informações oportunas e relevantes sobre casos de destaque no cenário jurídico, mudanças legislativas recentes e notícias que impactaram significativamente a esfera legal. O objetivo é apresentar análises e visões jurídicas sobre eventos que moldam a sociedade contemporânea e, portanto, manter os leitores constantemente atualizados e bem informados acerca dos últimos acontecimentos no cenário jurídico.

O eixo “Empreendedorismo Jurídico” concentra-se no estudo e na promoção das práticas empreendedoras no campo do direito, que envolve a aplicação de estratégias e princípios empreendedores para criar, gerenciar e inovar no mundo jurídico, através de modelos de negócios, marketing e branding, gestão na advocacia, ética jurídica, entre outros assuntos. 

“Leis e Regulamentos” volta-se à análise, compreensão e discussão das normas legais, regulamentos e políticas governamentais. Este eixo é fundamental para compreender a interpretação e aplicação da lei, impacto das políticas públicas no ordenamento jurídico, bem como para observar o posicionamento jurisprudencial.

“Curiosidades para o Direito” tem como objetivo compartilhar informações e fatos jurídicos peculiares, incluindo leis, decisões intrigantes e situações que se tornaram marcos legais, destacando seus significados e implicações legais em breves e curiosos insights jurídicos.

blog da jovem advocacia paranaense