Eixo Acadêmico

Responsável por organizar, promover e executar projetos voltados à pesquisa do conhecimento científico jurídico, bem como do aperfeiçoamento profissional para a advocacia de excelência, o Eixo Acadêmico tem como principais projetos os (i) Grupos Permanentes de Discussão, (ii) cursos de capacitação realizados em parceria com a ESA/PR e a (iii) Semana da Advocacia Iniciante, entre inúmeros outros.

Eixo de Acolhimento

Instituído para atividades que proporcionam a integração da Advocacia iniciante, o Acolhimento da CAI tem relevância inestimável por facilitar o relacionamento social e interpessoal entre seus membros. Em suas atividades, está (i) a recepção dos novos colegas nos juramentos presenciais, (ii) o desenvolvimento do Grupo de Trabalho sobre saúde mental, (iii) a confraternização do Happy Ordem, ChurrasCAI e outros projetos que auxiliam no compartilhamento de experiências de vida e carreira, sempre com empatia e respeito.

Eixo de Comunicação

A partir do trabalho realizado pelo eixo da Comunicação, a CAI obtém grandes alcances na divulgação de suas atividades. Nesse sentido, empenha-se em disseminar todas as informações sobre a Comissão, tais como projetos, eventos e avisos de reuniões. Além disso, faz a gestão de todos os canais de comunicação, como e-mails e páginas de redes sociais, sendo responsável por analisar as mensagens enviadas e direcioná-las ao eixo competente

Eixo de Filantropia

Em seu estandarte, o eixo da Filantropia enuncia os mandamentos do amor e empatia ao próximo. São por suas ações, que advocacia iniciante tem a oportunidade de exercitar e participar do resgate da cidadania e inclusão social de instituições e comunidades em situação de vulnerabilidade, com o fim de desenvolvê-las em ações solidárias pontuais, sempre com a colaboração e parceria de outras Comissões da OAB/PR e CAA/PR.

Visa proporcionar uma oportunidade para jovens advogados expressarem suas opiniões e conhecimentos sobre temas relevantes em suas respectivas áreas de atuação. O projeto busca valorizar a voz e as perspectivas da advocacia em início de carreira, oferecendo-lhes uma oportunidade única de compartilhar suas ideias e experiências com o público em geral.

Busca promover a integração e colaboração entre advogados iniciantes, oferecendo um ambiente para compartilhar conhecimentos e experiências no início de suas carreiras jurídicas. A iniciativa tem como objetivo criar um espaço de apoio mútuo, onde os participantes podem trocar informações, discutir desafios comuns e buscar soluções conjuntas para o aprimoramento profissional.

É uma confraternização única e descontraída voltada especificamente para a advocacia iniciante. Esse projeto busca promover momentos de integração, networking e diversão entre os advogados que estão começando suas carreiras

Tudo menos Direito! O Clube do Livro é uma iniciativa inovadora que busca estimular a leitura e a discussão de obras literárias de diversos gêneros e temas. Esse projeto oferece a oportunidade de explorar diferentes universos literários, de modo a expandir a visão de mundo e promover um ambiente de enriquecimento cultural.

Este projeto visa atrair advogados interessados em atuar como dativos perante o TED da OAB Paraná, com o objetivo de oferecer suporte e orientação para a elaboração das defesas voluntárias, informando também sobre os procedimentos e ritos seguidos pelas Câmaras, fortalecendo a advocacia dativa e promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.

Nesse projeto, um(a) advogado(a) de destaque é convidado a compartilhar sua trajetória profissional para contar os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas ao longo de sua evolução na advocacia. Durante o encontro, o(a) convidado(a) tem a oportunidade de transmitir valiosas lições de carreira, orientações práticas, bem como inspirar os participantes a superar obstáculos e perseguir com determinação seus objetivos.

O projeto tem como objetivo a implementação de um projeto nacional focado na promoção e melhoria da empregabilidade no mercado da advocacia. É dividido em 7 eixos: (i) webinars, (ii) incentivo à qualificação, (iii) diversidade na contratação, (iv) publicidade das vagas ofertadas, (v) feira de oportunidades, (vi) saúde mental e (vii) revista científica da jovem;

Por meio de webinars, o projeto busca oferecer conhecimento e orientações sobre temas relevantes para a inserção e ascensão no mercado de trabalho, como habilidades profissionais, técnicas de entrevista e construção de currículo. 

Além disso, o projeto incentiva a qualificação dos profissionais, por meio de parcerias com instituições de ensino e a divulgação de cursos e programas de capacitação. 

De igual forma, uma das vertentes do projeto é o estímulo à diversidade na contratação, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso ao emprego. 

Também são previstas ações para tornar pública a visibilidade da remuneração oferecida nas vagas ofertadas em sites de anúncio de trabalho. 

Além disso, o projeto ainda prevê uma feira de oportunidades, que reúne escritórios e candidatos, para proporcionar um espaço para networking e interação, mas não só isso, uma vez reconhecido a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, o projeto também busca oferecer suporte e informações sobre bem-estar psicológico. Por fim, será desenvolvida uma revista científica voltada para a advocacia iniciante, a fim de oportunizar publicações acadêmicas em revista de elevada notoriedade. 

É uma iniciativa voltada à socialização e integração da advocacia iniciante. Por meio de um encontro informal e descontraído, o projeto busca criar um ambiente propício para o networking, troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre os jovens advogados.

Nesta iniciativa pioneira da OAB/PR, pela Comissão da Advocacia Iniciante, pensou-se em um projeto cujo modelo pudesse qualificar, desenvolver e acelerar sociedades de advocacia. Dentro desse contexto, chegou-se à estrutura da Incubadora de Escritórios. 

Isso porque, administrar um escritório demanda muito além do que apenas o dom de empreender. Requer dedicação, estudo de mercado e preparo para enfrentar, de forma adequada e sábia, os desafios que porventura se coloquem na rotina da sociedade.

O objetivo da Incubadora, portanto, é fornecer o apoio necessário para que o iniciante construa e desenvolva – de forma segura –  um escritório de advocacia autossuficiente, ao oportunizar o contato com temas não explorados nos bancos acadêmicos, desde questões técnicas como gestão, marketing e contabilidade, até aspectos emocionais que os preparam para situações que exijam rápida tomada de decisões. 

Nessa perspectiva, a incubadora torna-se ainda mais relevante para a advocacia em início de carreira, por considerar que muitas vezes a falta de experiência e conhecimento específico sobre gestão de escritório, pode comprometer o alcance do potencial de uma sociedade e, sobretudo, em último caso, colocar em risco sua sobrevivência. 

Nesse sentido, a incubadora vem na salvaguarda dos interesses daqueles que cultivam o desejo de constituírem uma sociedade de advocacia, eis que garante o suporte técnico e mentoria na capacitação do sócio(a)-fundador(a).

O foco é promover uma roda de diálogo entre advogados para compartilhar experiências vividas na advocacia, visando alertar e colaborar com o desenvolvimento de outros colegas. Trata-se de um momento de troca de conhecimentos e aprendizados, onde os participantes têm a oportunidade de relatar situações reais que já enfrentaram (ou estão enfrentando), abordando desafios, dificuldades e soluções encontradas. Durante essa roda de diálogo, é possível fazer perguntas, tirar dúvidas e buscar conselhos sobre questões específicas que enfrentam em sua prática profissional.

Consiste em uma exposição organizada pela comissão, focada em abordar um tema inovador e atual do campo do direito. Através dessa iniciativa, a CAI busca promover o conhecimento e a discussão sobre áreas emergentes ou tópicos pouco explorados, proporcionando um espaço para que os participantes possam se atualizar, trocar ideias e refletir sobre os desafios e oportunidades trazidos por esse novo cenário jurídico. A exposição visa estimular o interesse e a compreensão dessas temáticas, incentivando o avanço e a adaptação dos profissionais da advocacia frente às demandas contemporâneas.

Programa de conversa com advogados experientes, com o objetivo de explorar e discutir suas áreas de atuação. Por meio desse formato de áudio, os participantes têm a oportunidade de ouvir conversas enriquecedoras e informativas, nas quais são abordados aspectos práticos, desafios e tendências relacionadas à área específica do entrevistado. O podcast proporciona um espaço de aprendizado e inspiração para advocacia iniciante, permitindo que eles obtenham insights valiosos e se mantenham atualizados sobre as questões relevantes do campo jurídico.

Visa proporcionar um ambiente acolhedor e informativo, no qual os novos advogados possam se sentir recebidos e integrados à Comissão. Durante a recepção, são fornecidas orientações sobre os primeiros passos na carreira, esclarecimento de dúvidas e divulgação de recursos e serviços disponíveis na OAB. O projeto visa promover a conexão e o apoio mútuo entre os advogados em início de carreira, criando um ambiente propício para o desenvolvimento profissional e a construção de redes de contatos.

O intuito é difundir a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. Através dessa iniciativa, a intenção é conscientizar a advocacia sobre a relevância de cuidar do bem-estar psicológico, promovendo um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. O projeto busca oferecer recursos, palestras e materiais informativos para educar e sensibilizar sobre questões relacionadas à saúde mental, tais como gerenciamento do estresse, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, autocuidado e formas de buscar apoio quando necessário.