A Comissão de Assuntos Culturais anunciou nesta sexta-feira (14) os vencedores do Concurso “Melodias e Poesias na OAB Paraná”, encerrando a Semana da Advocacia. Priscilla Zacharias Bonfim (“Nas entrelinhas”) e Thobias de Santana (“Eternamente Hoje”) foram os primeiros colocadas nas categorias poesia e melodia, respectivamente. Eles foram contempladas com prêmios oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), assim como o segundo e o terceiro colocados de cada categoria.
No segundo lugar, ficaram Marco Antonio Turatti Junior (“Carta aberta de um jovem advogado leitor”) e Ana Bárbara Klosowski Rossi (s/título), respectivamente nas categorias poesia e melodia. Em terceiro lugar, os trabalhos de Danilo Fernando de Oliveira (“Sonho e rotina”), na categoria poesia; e Aldo Schmitz de Schmitz (“Aurora”, do músico curitibano Fabiano Silveira “O Tiziu”), na categoria melodia.
O certame de caráter eminentemente cultural foi concebido pela Comissão de Assuntos Culturais e pela Comissão da Advocacia Iniciante (CAI) para incentivar e valorizar os talentos artísticos da advocacia. Os 14 finalistas foram selecionados pela comissão julgadora e de 10 a 13 de agosto, os vídeos foram exibidos no Facebook da OAB Paraná para que o público escolhesse o melhor de cada categoria. A votação foi encerrada às 19h de quinta-feira (13) e os votos repetidos na contagem foram excluídos. O primeiro lugar da categoria poesia recebeu 891 curtidas. O segundo e terceiro colocados receberam 675 e 252 curtidas, respectivamente. Já na categoria melodia, o primeiro colocado recebeu 1 mil curtidas. O segundo lugar recebeu 935 curtidas e o terceiro 694.
“Advogados e advogadas no seu cotidiano se expressam escrevendo, se expressam nas sustentações orais, nas audiências, usando a palavra. Esse evento inaugura uma iniciativa que veio para ficar. Nela, os advogados se expressam por seus talentos musicais e também pela expressão verbal através da poesia, demonstrando que a advocacia também é alegria, também é descontração, lazer, e quando estamos juntos ouvindo os nossos talentos, apreciando-os, vemos quão rica é a cultura da advocacia paranaense”, destacou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.
De acordo com a presidente da comissão, Carmem Nicolodi, a ideia surgiu enquanto membros das comissões de Assuntos Culturais e da Advocacia Iniciante aguardavam uma reunião da sede da seccional. Lançada a ideia, foi instituído um grupo de trabalho para organizar o certame. Com a pandemia, os trabalhos foram pausados temporariamente e então retomados para a Semana da Advocacia, a pedido do presidente Cássio Telles. “Pensamos em uma forma de explorar a produção artística dentro de casa, a partir do momento em que estamos vivendo”, relembrou.
“Retomamos, portanto, a ideia já discutida com o presidente da CAI, Wagner Maurício, e montamos o edital do concurso. Nunca imaginamos que seria tão bem acolhido pelos colegas advogados. Conseguimos demonstrar que a advocacia tem grandes talentos. Com a explosão das lives, fizemos esse concurso, com uma premiação que a CAA-PR imediatamente concordou com fornecer para os classificados”, ressaltou Carmem.
Ela adiantou também que a Comissão de Assuntos Culturais irá lançar nas próximas semanas o tradicional Concurso de Fotografia da OAB Paraná, em novo formato. “A pandemia mostrou a importância da arte e da cultura em nossas vidas. A advocacia está de braços abertos para mostrar seu talento, inclusive é uma oportunidade que a pessoa tem de mostrar que, além de advogado, ela tem um outro dom. Recebemos poemas maravilhosos e músicas de muita qualidade”, pontuou. “Toda a comunidade pôde escolher, participar. O impacto do concurso foi enorme. Tivemos erros e acertos, mas foi um sucesso, atingimos o nosso objetivo. Fez parte do momento histórico que estamos vivendo. Encontramos na arte um alento diante do atual cenário”, completou Carmem.