Projeto Cultura Solidária distribui 400 kits a pessoas em situação de rua

Na tarde deste sábado (12/12), seis comissões da OAB Paraná – de Assuntos Culturais, da Advocacia Iniciante, de Inovação e Gestão, de Defesa dos Honorários Advocatícios, do Pacto Global e de Propriedade Intelectual – distribuíram 400 kits contendo livro, máscara, minipanetone, refrigerante, escova de dentes, creme dental e sabonete a pessoas em situação de rua em Curitiba. Em paralelo, 441 marmitas e sobremesas foram distribuídas no início da noite na Praça Tiradentes, no centro da capital paranaense, também para pessoas em estado de vulnerabilidade social.

As ações fazem parte da campanha “Cultura Solidária”, unindo a entrega de refeições que já era feita pela advocacia iniciante com a oferta de livros e artigos de higiene pessoal, de modo a contribuir para o resgate da dignidade da pessoa humana. Para as comissões, o atípico ano de 2020 impõe à sociedade civil organizada o dever de desenvolver ações para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, ampliar a empatia e principalmente restaurar a dignidade de cidadãos mais vulneráveis.

“A iniciativa de cunho cultural nasceu por proposta do nosso vice-presidente, Aurélio Peluso, e da membro-consultora Ângela Marques com a meta de distribuir 100 livros e 100 refeições para pessoas em situação de rua. A presidente da Comissão de Defesa dos Honorários, Débora Ling, manifestou o desejo de integrar-se na ação e resolvemos chamar outras comissões mais. Com essa união o projeto cresceu e em vez de 100 pudemos atender 400 pessoas”, conta a advogada Carmem Nicolodi, presidente da Comissão de Assuntos Culturais.

Soma de esforços

Para Carmem, a ação não é mais de uma ou outra comissão, mas de toda a advocacia paranaense. “É importante que a OAB Paraná promova um projeto desses para que a comunidade se sinta amparada e também que nos apoie. Estamos muito felizes com o projeto pela tentativa de resgate da dignidade daqueles que estão vivendo nas ruas”, completa.

“Desde o início da pandemia nossa comissão vem promovendo a distribuição de refeições para pessoas em situação de rua. Essa ação de hoje é a soma de diversos esforços, de mais comissões. Com ela, finalizamos esse ano que demonstrou que precisamos ser cada vez mais solidários. Agradeço toda a comissão nas pessoas da Kessoly Gonçalves do Nascimento e do Anderson Moreira Prestes e da Kassily, diretores de filantropia, que desenvolvem esse trabalho com muito carinho. Fechamos o ano felizes pelos meses de trabalho e gratos a todos os que nos ajudaram da arrecadação até a produção das refeições”, diz Wagner Maurício, presidente da Comissão da Advocacia Iniciante.

A Campanha Cultura Solidária se alinha a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 do Pacto Global da ONU: erradicação da pobreza; fome zero; educação de qualidade; redução das desigualdades.

Fotos Clique aqui